Eu sou uma artista errada?
Eu sou uma artista errada?

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Por um tempo eu fiquei pensando e pensando sobre isso. Algumas horas eu esquecia e só me focava em continuar a desenhar, no meu estilo, do jeitinho que eu sempre fiz. Só que sempre que eu voltava a ver postagens de artistas mais profissionais, gente que passa aquela imagem de que sabe exatamente o que está fazendo, que é simplesmente foda, eu voltava a pensar: "eu estou fazendo tudo errado?". Eu sei bem que tem aquilo de não existe certo nem errado em desenhar, mas... não sei, principalmente se falando de materiais pra desenho. Existe toda uma técnica pra cada material diferente, pra cada tinta e cada pincel pra usar, são duzentas mil regras sobre como utilizar a tinta, como escolher bem e tudo mais que a insegurança que eu sinto de estar fazendo tudo tremendamente incorreto é mais de 8000.


{Disclaimer: essa postagem é um simples compilado de medos e pensamentos que uma artista pequena tem sobre si mesma}

Eu não faço estudos de traço. Não tenho paciência suficiente pra pegar uma tarde qualquer e treinar anatomia, treinar traços masculinos, treinar qualquer coisa que eu não tenha muita prática.
Eu não faço sketchs antes da arte final. Sou do tipo rápido, se eu to fazendo um sketch e ele me agrada, eu não perco tempo e já transformo na arte final.
Eu definitivamente não testo as cores. OK, isso é imprudente. Mas eu também não sou do tipo que vai pegar todas as cores da aquarela, do guache, das canetas, dos lápis e fazer uma tabela detalhada e bonitinha de qual cor é qual e como ela fica no papel, argh, dá preguiça só de pensar nisso.
(vamos ressaltar que eu sou imprudente nesse ponto porque já quase fodi um desenho por causa de algumas canetas que se mostravam ser tons pastéis mas eram totalmente vívidas)

Não estou reclamando ou implicando com quem faz essas coisas porque, na realidade, eu queria ter a força e o costume de fazer cada uma dessas coisas mas... não rola.

E ai que vem a grande questão, eu sou uma artista errada?
Quer dizer, eu não sou de fazer treinos específicos mas não quer dizer que eu não evolua no meu traço, estou desenhando a todo momento e quando eu encuco que quero fazer alguma coisa diferente - um gato, um homem, uma planta - eu vou lá e faço, faço a qualquer custo mas também... só isso, eu não voltaria a treinar aquela coisa especificamente tão rápido quanto deveria.
Vejo tantos artistas refazendo alguns desenhos e mostrando uma evolução gigantesca que chega a me dar inveja e um pouco de asco de mim mesma. Seja por não ter esses costumes ou só porque fico presa numa evolução lenta.

Tenho medo de sempre estar fazendo merda.
Demorou, demorou muito pra eu tomar a coragem necessária pra usar com gosto as minhas aquarelas que tenho em casa há meses e ainda tenho um pouco de receio em usar elas toda hora. Vejo tanta gente pintando com aquarela por ai - fazendo ilustrações simplesmente maravilhosas, a propósito - que eu sempre quero tentar imitar mas... nunca dá muito certo ou o resultado não fica exatamente como eu queria. Isso pode ser só neura minha, realmente, porque as aquarelas variam de marca em marca e de técnica também.
Ok.
Não são os materiais que fazem o artista.
Já sei disso também e uso isso como frase motivacional várias vezes - apesar de nem sempre funcionar porque né, vemos várias people explanando suas copic$ e suas aquarela$ carí$$imas que são de ótima qualidade.

A prática leva à perfeição.
E cadê a paciência pra isso? Merda, eu tinha que ser tão esquentada assim, né? Foram me dar o dom que mais precisa de paciência, o de desenhar.

E voltando a pessoas erradas...
isso aqui claramente é uma neura minha mas... eu me sinto estranha não sabendo muito do mundo da arte antiga. Quer dizer, eu sei sobre os artistas clássicos - o mínimo - e sei apreciar muito bem as obras, as técnicas e a evolução desde lá mas... não é algo que me atraia 100%. Eu sou movida pelo moderno, pelas ilustrações digitais cheias de cores vibrantes, coloridas, com traços diferentes, cartunescos e cheios de mensagem a se passar.
E mesmo assim, tendo isso já bem claro pra mim mesma.
Continuo me sentindo estranha por não conseguir apreciar tão apaixonadamente a arte clássica como algumas pessoas que eu vejo por ai. Acho que é algo que só o tempo deve consertar, quando eu for mais velha talvez... mas... quão mais velha? Ano que vem já estarei nos 18 anos e, então... ai serei considerada uma adulta pelos outros? Então ai meu pensamento irá mudar?

6 comentários:

  1. Olá, Neko.

    Entendo seus medos. Eu, no entanto, sou escritora. Acho que qualquer forma de expressão artística tem sua dose de dificuldades. As minhas em sua maioria são frutos de minhas neuras mesmo, e também são como as suas, sobre fazer do jeito certo. Mas que jeito seria esse?

    Acho que cada artista, seja qual for a sua área, faz suas obras do jeito que lhe for conveniente. Não acho que grandes artistas consagrados ao longo dos anos (dos clássicos aos modernos) eram de seguir regras. Faça do jeito que você quiser, pois se a arte é livre-expressão, porque o jeito de fazê-la também não pode ser? Quando penso nisso, me tranquilizo mais nas minhas neuras e consigo voltar a escrever tranquilamente.

    E sobre apreciar artistas clássicos, não se preocupe. Muita gente diz que gosta, e nem gosta de fato. Acontece. Você não é obrigada a apreciar algo só porque n pessoas gostam. Tem gente que diz que quando amadurecemos aprendemos a apreciar coisas clássicas, como você mesma ressaltou no final do seu post. Será? Não acho. Acho que tem gente que se obriga, e se obrigar a gostar de algo que no fundo não lhe significa nada é uma das mentiras mais fúteis.

    Artistas são livres, e assim devem ser em tudo. Don't Worry, girl.

    ◈ Beautiful Creature.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi, Kay!

      Cara, seu comentário me tranquilizou de um jeito~ muito obrigada!

      É engraçado isso de ficar com medo de estar errado porque somos ensinados todo dia sobre o que é certo e o que é errado mas sempre tem aquele errado que é certo pra alguém... confuso? sim, espero que tenha entendido.

      Simm, realmente! Nenhum artista consagrado deve ter tido realmente um professor, não é?
      "Faça do jeito que você quiser, pois se a arte é livre-expressão, porque o jeito de fazê-la também não pode ser?" ISSO, EXATAMENTE ISSO! Um dom é algo que nenhum diploma ou professor vai dar pra você, é algo seu.

      Aaah, isso é verdade. Eu acho que, mudando um pouco o pensamento com base no que disse, temos que apreciar o trabalho deles com respeito, porque afinal eles moldaram as coisas de hoje, mas não necessariamente adorar só.... respeitar.

      Obrigada por aparecer aqui, Kay, volte sempre <3

      Excluir
  2. Nossa, esse post é todinho eu! Só que sou um pouco mais velha...
    Não treino muito anatomia, sombra, etc mesmo já tendo estudado mais um pouco. Tô cheia de material encostado, etc.
    Acho que só precisa continuar, seja como for, e não esquecer de divulgar. Vejo tanta gente fazendo sucesso mesmo com a anatomia e perspectiva piores que a minha... Só temos que continuar e fazer as pessoas enxergarem nossa arte.
    (*^3^)/~☆ Beijos
    Fragmentada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom estudar pra aprimorar os seus desenhos de uma forma mais certa e efetiva mas.. cadê a paciência pra isso? geeente.
      SIMMM, EXATAMENTE! A gente sabe que não é bom ficar comparando os outros com nossa arte mas cara... tem gente que é bem pior e mesmo assim tem mó sucesso, realmente, tem que divulgar!

      Beeeeeeeeijos~!

      Excluir
  3. Bem, eu também não sou de fazer ~estudos~ sobre anatomia (já fiz, mas isso há muito tempo), mas (pelo menos no pc) eu faço uns 3.000 sketchs antes da arte final porque....bem, se eu te mostrar os primeiros de cada desenho você vai entender. E eu nem sequer me arrisco a pintar um desenho que eu gostei á mão, porque eu tenho certeza absoluta que vai dar merda.

    Mas...se você está desenhando, você está treinando. Eu no caso, tenho o hábito de geralmente só desenhar rostos (o que me rende hoje um pouco de dor de cabeça com poses), mas com isso eu também acabei ganhando personagens bastante expressivos. Agora eu estou começando a desenhar outras coisas pela simples questão de ter enjoado.

    Não se sinta mal com isso, e evite fazer essas comparações com outros artistas. Você dá seu melhor nos desenhos, e não precisa se submeter ao que os outros fazem só pra tentar progredir mais depressa. Faça o que gosta, vá devagar...desenhar tem que ser divertido, e não essa correria ou competição.

    Acho que todo mundo tem medo de fazer merda e ferrar o desenho, mesmo artistas que já meio que se "especializaram" em certo tipo de pintura. O risco de estragar sempre está ali, e talvez ISSO que os faça serem sempre tão detalhistas e cuidadosos. Que NOS faça sermos tão detalhistas e cuidadosos. Esse medo acaba diminuindo um pouco os riscos e nos deixa mais atentos, apesar de nos frustrar quando fracassamos.

    *risos* Mas você TEM paciência. Já chegou até aqui, não chegou? Existem estilos dos mais diversos tipos de pessoa. Os mais pacientes com o mesmo desenho vão para concept arts, os que preferem ir mais rápido e partir pra outro vão para um estilo doodle, ou rabiscado. Nenhum estilo vale mais do que o outro, ou exige menos técnica do que o outro, então você não precisa se preocupar com essas coisas. A única coisa que você precisa focar é estar confortável com seu próprio traço.

    Os clássicos são bons, e é legal ao menos aprender sobre eles. Eu acho que o estudo dos estilos é uma coisa interessante (pelo menos os do modernismo, como art deco, pop art, surrealismo, bauhaus...dão uma base absurda pra quando você quer montar uma imagem. Esses estilos ainda são usados muito hoje, ao contrário desses artistas famosos do Barroco e Iluminismo que estudamos na escola). Fora isso, não acho necessário você tentar se forçar a gostar de algo. Entender, talvez, e respeitar. Mas não especificamente gostar.

    Beijitos, e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o que mais gosto da arte é a liberdade que ela te dá. Você vai aprendendo do seu jeito, vai melhorando e descobrindo coisas novas, e não precisa seguir regra nenhuma. Eu também tenho lá meus problemas, mas é tão prazeroso o ato de estar trabalhando com arte que não importa o que as pessoas dizem. Se te faz bem do jeito que está fazendo então não mude <3

    ResponderExcluir